A
acrobacia com aeromodelos encanta a maioria dos pilotos, principalmente quando
bem executada. E podemos dividi-las em duas grandes categorias: precisão e 3D.
A primeira sendo muito mais técnica e minuciosa, enquanto a outra é considerada
por muitos como “bagunça”. E é exatamente sobre a acrobacia 3D que este artigo
trata; aqui você vai saber como, e o que é necessário para executar cada
manobra. É importante ressaltar que alguns detalhes podem mudar dependendo com
qual avião se faz a manobra.
Antes
de aprender a fazer é necessário ter um aeromodelo próprio para tal, da mesma
maneira que para aprender a voar é indicado ter um aeromodelo treinador. Aviões
com capacidade de acrobacia 3D são facilmente reconhecidos:
-
Comandos grandes e com grande deflexão;
-
Perfil de asa simétrico;
-
Grande sobra de potência;
-
Motor confiável, para não apagar em voo;
-
Geralmente asa média ou baixa.
Além
do aeromodelo próprio, também é extremamente recomendável um setup de rádio bem
feito, ou seja: dual rate e exponencial programados, mixagem de faca, CG com
leve peso de cauda...
A
definição de manobra 3D é: acrobacia realizada com alto ângulo de ataque e
grande deflexão de comandos, e geralmente em baixa velocidade e altura. Agora
vamos a elas:
Hover ou harrier
É
o básico do 3D, e provavelmente a acrobacia que iniciou todos os pilotos na
categoria. Consiste em voar com o aeromodelo horizontalmente, devagar e com um
alto ângulo de ataque (mais que 35º).
Para
começar a manobra você deve ir reduzindo a potência e ir cabrando cada vez
mais, se o avião subir você está rápido demais para o ângulo de ataque, e se
ele descer o ângulo está pequeno ou com pouca potência.
A
potência fica “interligada” ao profundor, ou seja, quanto mais potência menos
comando, e vice versa; o aileron é utilizado apenas para manter as asas
niveladas; e com o leme você faz o direcionamento horizontal do avião.
Slat ou Rolling-harrier
Na
teoria é fácil, mas na prática demora muito até se ter total domínio do modelo.
Ela é basicamente um hover com roll (tunneaus), e você já pode imaginar o que
isso gera de complicação: a cada ¼ de roll, os comandos de leme e profundor
trocam suas funções. O slat é uma das manobras que eu digo: se os comandos não
estiverem “automatizados” na sua cabeça, você não faz. Por isso demanda MUITO
treino, no começo é difícil, mas depois se torna automático.
Para
iniciar, primeiro faça um hover, e só após comece o slat com a ajuda dos
ailerons. Em baixas velocidades o roll pode parar devido ao baixo fluxo de ar
no aileron, por isso é recomendável grande deflexão nos mesmos. Caso ele pare
de girar, bombe o motor (acelere um pouco a mais e em seguida desacelere).
Os
ailerons são usados para regular a velocidade do roll; o profundor hora é usado
para manter o ângulo de ataque, e hora para direcionar o modelo
horizontalmente; o leme assume a mesma função do profundor, mas em momentos
diferentes.
A
quantidade de comando dada mais a quantidade de potência dizem se o avião irá
descer ou subir. E o leme ou profundor aplicado quando na vertical, determina a
direção horizontal. Uma dica valiosa, principalmente quando em aprendizagem é:
não tente consertar uma sequência de comando errada, para e comece novamente,
pois a chance de se perder é muito grande.
Elevator
Está
manobra é outra derivada do hover, porém em vez de deslocar-se horizontalmente,
o avião faz uma trajetória estritamente vertical. E para que isso seja
possível, é necessário fazê-la de proa (frente) para o vento, pois sem ele a
manobra se torna impossível.
Inicie
a manobra com um hover e pare de voar para frente; assim que estiver
estabilizado reduza um pouco da potência e observe o modelo descendo
verticalmente, como um helicóptero. Os comandos são iguais ao do hover, mas com
menos potência.
Torque
Fazer
um torque é manter o aeromodelo totalmente parado na vertical com o nariz para
cima, porem não a confunda com torque roll, pois são coisas diferentes.
Não
disse que o hover é a manobra básica do 3D? Então, um torque bem executado
começa com um hover.
Faça
um hover e aumente cada vez mais o ângulo de ataque, até ficar totalmente na
vertical. Quando estiver neste ponto, use o aileron para que o aeromodelo não
role e o profundor e leme para manter o nariz para cima. Caso esteja ventando,
o nariz do aeromodelo pode não ficar totalmente para cima, mas isso é normal
para compensar o vento.
Torque-roll
Ela
é a mais famosa e desejada manobra 3D, pode acreditar. E como você pode
imaginar, é um toque junto com um roll, e sua dificuldade é semelhante a do
slat (Rolling Harrier), pois os comandos de leme e profundor também se invertem
a cada 1/4 de roll.
Para
fazer um toque-roll, primeiro inicie com um torque, mas depois pare de comandar
aileron para mantê-lo alinhado, e deixe o rolar livremente, caso ele gire lento
demais, aplique aileron para aumentar a velocidade de roll.
Sim,
esta manobra é complexa, e só é mais fácil que o slat, na minha ordem de
dificuldades. Uma maneira mais fácil de aprendê-la é fazer verticais
ascendentes, uma hora com uma asa virada para você, uma hora com outra, e
somente depois com a barriga do modelo em sua direção. Por estar com velocidade
de voo, o avião sai menos da trajetória e exige menos correção, o que ajuda o
piloto a treinar seu cérebro.
Essas
são as principais manobras da acrobacia 3D, sabendo isso já é possível fazer um
belo voo e impressionar os amigos e visitantes.
Recomendo
começar no simulador, e somente após algum treino passar para um modelo Shock
Flyer ou Fun Flyer; e depois de ter um bom domínio ir para os aviões escalas
(Extra, Edge, Cap, Mxs, Sbach...) e giants (gigantes). Pois é bem mais fácil e
barato consertar um Shock Flyer.
Gostou
das manobras 3D? Ainda está com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui
embaixo!
Boa materia,
ResponderExcluircontinue mais postagens
das manobras
Muito bom. Conteúdo simples e claro!
ResponderExcluirPerfeito!
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